terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Quanto a criação da vida e do universo


- acredito que a vida do planeta seja resultado de um processo evolutivo; não um processo evolutivo casual e sem objetivo .




- Acredito que Deus é o criador, e que a descrição da criação feita por Moisés no livro de gênesis não pode ser levada ao pé da letra num sentido literal das coisas, e sim como parábola ou fabulação de um ocorrido no mundo espiritual/mundo das idéias
No presente é sim uma forma de se adaptar a realidade dos fatos. Com as descobertas feitas pela humanidade nos últimos séculos, como a evolução das espécies e da vida, e o surgimento do universo, se torna impossível acreditar que tudo passou a existir no mundo físico num espaço de tempo de 6 dias, como muito pregadores afirmam que aconteceu.
A religião através de seus pregadores erra em partes em suas interpretações, não observando certos detalhes das escrituras.
um exemplo:
no capitulo primeiro de gênesis, Deus cria tudo que existe: tanto na terra como no espaço, tanto animal como o ser humano, e os vegetais em seis dias. Já no segundo capitulo agora sem precisar mais o tempo que foi acontecendo as coisas Deus olha pra terra e não ver nada, nem plantas nem animais e nem o homem; e daí faz o homem nascer do pó,e as plantas surgirem através da chuva, e animais por sequência, já que não existe vida animal sem vida vegetal.


Separando os dois acontecimentos do capitulo 1 e 2 vemos claramente que são dois os momentos da criação:


o momento não físico e temporal, como um esboço ou projeto do que se planeja criar. os 6 dias. mas como 6 dias se o espaço nem existia? já que sem espaço não existe tempo? analisando assim percebe-se que os 6 dias de Deus não é o mesmo que 6 dias nosso.


e o segundo momento, quando Deus fez o homem do pó e depois da chuva fez crescer os vegetais. Momento esse que, pode se passar em milhões de anos já que, nesse segundo momento Deus não diz em quanto tempo esta implantação do projeto da criação foi concluida. Deixando uma brexa para se entender que tudo que existe, não surgiu em um passo de magica , de uma hora para outra, mais sim de um orquestrado processo crescente e evolutivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário