Política

Reforma e Revolução


O tema revolução muito usado entre os movimentos operários depois que Karl Marx formulou sua teoria chamada de socialismo cientifico, ou quando ocorreu a revolução francesa liderada por socialistas utópicos e liberais, no decorrer da historia vem ganhando outras formulações e derivações. Entendida como a principal maneira de tornar o mundo mais justo e igualitário, a ação política chamada revolução é vista pelos marxistas e leninistas como o meio principal de se alcançar uma sociedade Socialista. Revolução esta que não respeitaria o jogo democrático de se alcançar o poder, mas usando de força e até luta armada, instalaria uma ditadura dos trabalhadores. Contrapondo aos marxistas comunistas aparecem os socialdemocratas e os partidos trabalhistas que entendem que a melhor maneira de se alcançar uma sociedade socialista seria através de reformas sociais graduais que respeitasse o jogo democrático.

No passar do século 20 com a derrota do sistema comunista da URSS e a supremacia do liberalismo no cenário global o termo revolução e reformas mudaram sua conotação. Mesmo ainda sendo defendida e entendida da maneira clássica marxista por muito partidos comunistas pelo mundo, o termo revolução agora é mais empregado como uma agitação geral e avassaladora de uma população que anseiam e lutam por melhores condições de vida, como estas que aconteceram no Egito e na Espanha. Enquanto a revolução (manifestação e revolta popular) se faz na rua pelo povo as reformas são feitas dentro do próprio Estado por meio de leis e mudanças da direção do rumo do país. Nas praças e nas ruas o povo se amotina e se revolta cobrando mudanças politicas que resultem em melhores condições de vida, enquanto a classe politica pressionada pelo povo faz as reformas na sociedade almejadas.

Nesse esquema político que me parece hoje que os termos revolução e reforma são empregados e entendidos pelo mundo a fora. Não é exclusivamente entendido como uma prática dos socialistas, mas entendido também como uma maneira de o povo em geral alcançar mudanças. Como os jovens das praças espanholas e egípcias que querem mais trabalho e participação no destino de seus países. Embora essas revoluções populares não sejam literalmente uma revolução, para a população que as faz o sentido é o mesmo dos antigos revolucionários: mudança e melhora de vida. Pelo termo da revolução clássica, não se torna necessário que ela anteceda uma reforma, mas pela essa nova conotação contemporânea uma revolução (manifestação e revolta popular) são necessárias sim para reformas mais profundas na sociedade.



Ranking dos 10 mais bem sucedidos políticos brasileiros



segundo critérios de popularidade, administração bem avaliada, quantidade de votos recebidos, importância dos cargos já ocupados.





1 - Lula






2 - Fernando Henrique Cardoso






3- Dilma Rousseff






4- José serra






5 - Aécio neves







6- Geraldo Alckmin






7- Sergio Cabral






8- Marina Silva






9- Eduardo Campos






10- Cid Gomes












Os patricios


O Senado brasileiro é o espelho do senado romano antes de caio Julio Cezar. Em geral, uma casa de patrícios. Por que? Porque na Roma antiga só tinha direito ao cargo, os representantes das familias mais ricas de Roma.. Em Rondônia os três mais ricos cidadãos estão com os mandatos de senadores para nos representar.


Olhando de uma forma crítica, o Estado deveria representar trabalhadores, Burgueses , Jovens e Velhos, toda uma sociedade. Contudo, em sua maioria nossos representantes no legislativo são Burguêses, empresarios, como chamamos hoje , pessoas com grandes fortunas. É muito facil de saber o que um empresario que se elege senador vai defender e lutar: vai quase exclusivamente defender os interesses de sua classe. Não quero dizer que seu interesse esteja errado de querer defender sua classe econômica e social, quero dizer que nosso senado para poder contemplar a representatividade de toda sociedade precisaria de ter trabalhadores comuns para representar a classe. Teriamos que ter religiosos para representar os crentes, teriamos que ter também  um lider Jovem para representar o anseio de toda um juventude.


Mas o que vemos Rondônia é apenas uma classe sendo representada, e na pior das situações, os poderosos sendo representados, e não o povo. Por isso eu digo, na hora de votar saiba quem é seu candidato e que classe ele vai representar. Vote no que mais se interaja com seu perfil social.